quarta-feira, 10 de setembro de 2014

TED Talks - Iwan Baan: Casas engenhosas em lugares inesperados (Ingenious homes in unexpected places)

O fotógrafo Iwan Bann conta um pouco da sua experiência em observar a geração do espaço e da habitação nos tempos de crise urbana que estamos vivendo, mostrando diferentes e incríveis exemplos de favelas e casas ao redor do mundo, provando que a engenhosidade arquitetônica e um orgulho estético pode se esconder em lugares altamente problemáticos e pobres, desde uma torre abandonada em Caracas na Venezuela, uma cidade sobre a água na Nigéria, Casas subterrâneas na china, e prédios de coletadores de reciclados no Cairo, exemplos magníficos e poéticos de um Urbanismo infelizmente negligenciado por estar de fora dos padrões "normais".



 "In the center of Caracas, Venezuela, stands the 45-story "Tower of David," an unfinished, abandoned skyscraper. But about eight years ago, people started moving in. Photographer Iwan Baan shows how people build homes in unlikely places, touring us through the family apartments of Torre David, a city on the water in Nigeria, and an underground village in China. Glorious images celebrate humanity's ability to survive and make a home — anywhere."





Via TED 

domingo, 17 de agosto de 2014

Escolarizando o Mundo - Schooling the World



O filme examina o pressuposto escondido da superioridade cultural por trás dos projetos de ajuda educacionais, que, no discurso, procuram ajudar crianças a "escapar" para uma vida "melhor".

Aponta a falha da educação institucional em cumprir a promessa de retirar as pessoas da pobreza -- tanto nos Estados Unidos quanto no chamado mundo "em desenvolvimento".

E questiona nossas definições de riqueza e pobreza e de conhecimento e ignorância, quando desmascara o papel das escolas na destruição do conhecimento tradicional sustentável agroecológico, no rompimento das famílias e comunidades, e na desvalorização das tradições espirituais ancestrais.

Finalmente, ESCOLARIZANDO O MUNDO faz um chamado por um "diálogo profundo" entre as culturas, sugerindo que nós temos, ao menos, tanto a aprender quanto a ensinar, e que essas sociedades sustentáveis ancestrais podem ser portadoras do conhecimento que é vital para nossa própria sobrevivência no próximo milênio.

Via ->  DocVerdade

O texto acima não é de minha autoria e carece de fontes.