domingo, 22 de março de 2015

Manufactured Landscapes - Paisagens Fabricadas

         Um filme que demonstra de maneira notável a extração, a construção e a destruição desta era, imperdível para qualquer um que se simpatize por essa arquitetura que temos como progresso,  imerso em gigantescas obras e fabricas chinesas, passando pelos cemitérios de navios de Bangladesh,  e se afundando em rupturas de paisagens gigantescas as fotografias de Edward Burtynsky nos faz repensar oque é progresso. 


         Edward Burtynsky é um fotógrafo canadense que foca seu trabalho em paisagens industriais (e pós-industriais). Suas fotografias eram tão encantadoras que Jennifer Baichwal em 2004, sentiu-se inspirada, para produzir um documentário baseadas nelas. O resultado é um filme notável cheio de imagens realistas e poderosas, que questionam o limite entre o natural e artificial.









        O filme parece ser uma visão premonitória das questões atuais de desenvolvimento, onde a escala de processos de industrialização é tão grande que é capaz de gerar um ambiente totalmente novo. Uma paisagem totalmente nova.



Nenhum comentário: